25 de março de 2019

Como reduzir custos na empresa sem prejudicar a produtividade?

Reduzir custos na empresa sem interferir na produtividade é o objetivo de todo empresário. Não é para menos: ao conseguir diminuir os custos, é possível alcançar uma maior lucratividade e faturamento. O grande desafio, porém, é fazer esses cortes sem perder o ritmo de produção e faturamento.

Se você se vê às voltas com essa questão, acompanhe este post pois listamos algumas dicas para ajudá-lo:

Banco de horas

O banco de horas é uma boa solução para reduzir custos na empresa porque ele permite a concessão de folgas ao funcionário, em vez do pagamento de horas extras. Assim, o negócio consegue aumentar sua produtividade sem que haja também aumento dos gastos.

Otimização de jornada e desempenho

A otimização da jornada de trabalho a fim de melhorar o desempenho dos profissionais é outra maneira de aumentar a produtividade sem ter maiores custos. Para isso, algumas estratégias que podem ser tomadas são reorganizar as equipes e desenvolver um ambiente de trabalho produtivo e organizado, no qual os colaboradores se sintam bem.

Otimização de processos internos

O tempo gasto com os processos internos da empresa como emissão de nota e encaminhamento de documentos de um funcionário para outro acabam por tomar um tempo que poderia ser melhor empregado.

Reveja esses processos para eliminar o que é desnecessário e foque em simplificar o que precisa ser mantido para maximizar a produção. Porém, lembre-se de que, mesmo de forma simplificada é preciso ter organização e os dados necessários para gerenciar corretamente a empresa.

Investir em um software de ERP (Enterprise Relationship Planning) é uma boa solução, uma vez que ele facilita a organização dos processos internos, reduz o trabalho redobrado e otimiza o tempo dos colaboradores permitindo uma maior produção.

Cuidados com materiais de uso interno

A sobra ou o mau uso dos materiais internos e o descontrole do almoxarifado são grandes gargalos financeiros para muitas empresas. Felizmente, esses problemas podem ser facilmente resolvidos. Algumas medidas simples permitem reduzir estes custos sem afetar a produção.

Gestão de fornecedores

É comum que metade do faturamento de uma empresa seja gasto em pagamentos a fornecedores. Por isso, renegociar dívidas, prazos e produtos pode diminuir os custos da empresa sem alterar a produtividade. Outra boa dica é fazer uma nova seleção de potenciais fornecedores com custos mais atrativos e produtos de qualidade idêntica.

Atenção a tarifas bancárias

Instituições bancárias são conhecidas por cobrar altas taxas e tarifas. Ficar de olho nesse tipo de despesa pode representar uma boa economia, sem risco de afetar as vendas e a produtividade da empresa.

Comece a analisar os custos com transferência, saques e adiantamentos. Esses costumam ser os principais valores cobrados e que aumentam os custos da empresa.

Giro de estoque

O congelamento de produtos no estoque representa custo desnecessário e direto. Identifique o que está parado, faça uma promoção e reorganize as compras. É mais em conta ter o dinheiro para giro do que manter mercadorias congeladas e que dificilmente serão vendidas.

Com essas ações e um bom planejamento é possível reorganizar as finanças e reduzir os custos na empresa sem afetar negativamente a produtividade e a qualidade do serviço ou produto final.

Fonte da informação: Site da UP Consultoria

 

Gostou? Compartilhe!