Já parou para pensar que glosa não precisa ser o maior desafio da sua instituição de Saúde? As glosas podem afetar diretamente o faturamento hospitalar e médico de qualquer gestão empresarial. A Saúde financeira da instituição não pode depender de desatenções burocráticas ou preenchimentos incorretos.
Ter um planejamento estratégico e financeiro, investimento em tecnologia e inovação trará benefícios essenciais para garantir a sustentabilidade do negócio e resultado em processos mais eficientes e eficazes.
Nesse artigo falaremos sobre glosa hospitalar e citaremos 5 dicas de como evitá-las, garantindo um maior controle na gestão empresarial.
Mas antes de tudo, o que são glosas?
De acordo com o Dicionário Informal, glosa “é toda cobrança efetuada que não coincide com os acordos e regras firmadas entre o serviço contratado e a empresa contratante”.
Na área da Saúde, geralmente ocorrem pelos faturamentos não recebidos ou recusados nas organizações de Saúde ou por problemas de comunicação entre clínicas e convênios, bem como:
- Preenchimento incorreto das guias de autorização indicados pela operadora;
- Inconsistência dos dados e métodos aplicados no atendimento do paciente;
- Erros de digitação e ou de cálculos incorretos;
- Registros de procedimentos que não são cobertos pelo plano ou que não atendem as normas do convênio.
Dessa forma, separamos 5 dicas para evitar queda no faturamento com glosas, confira:
- Capacitação de Equipe
- Implementação de um Prontuário Eletrônico
- Implementação de um Sistema de Gestão
- Contratação de Softwares Modulares
- Fortalecimento das Auditorias Internas
Com a automação glosa é possível evitar perda de receita de convênios, identificar e analisar estatísticas informadas e recuperadas.
Entenda como a Gesthor Hospitalar pode contribuir para a redução glosas falando com um consultor especialista: 62 3245-1294 ou pelo WhatsApp 62 98150-0682.